sexta-feira, 31 de julho de 2009

“Quando o empenho com o desejo não permanece uma ocasião de reação compadecida, mas se torna caridade, isto é consciência de pertencer a uma unidade maior, imitação no tempo do mistério infinito da misericórdia de Deus, então o homem se torna para o outro homem companheiro de caminho. Torna-se um cidadão novo.”
D. Giussani

Encontro de Famílias para a Acolhida
15 de agosto (sábado), 17h

Local: Sede do Movimento CL (Rua Felix Guilhem, 275, Lapa de Baixo)

O encontro terá como base o texto “A Razão da Caridade” (primeiro capítulo do livro O Milagre da Hospitalidade, de Luigi Giussani).

Após o encontro se seguirá um momento de convivência.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

A nossa tarefa no mundo...

Hoje ouví um comentário do jornalista Salomão Schvartzman, que citava outra pessoa que infelizmente não me recordo: -"Fala-se muito hoje em dia sobre deixar um mundo melhor para o futuro dos nossos filhos, será que alguém tb está preocupado em deixar filhos melhores para o mundo futuro?"

Indo de encontro a essa preocupação, no texto "A Experiência da Família, uma beleza a ser reconquistada" (vide link) podemos encontrar este lembrete:

"Em sua última encíclica, Spe salvi, Bento XVI ofereceu-nos uma chave para a compreensão do que vem acontecendo, ao afirmar que “um progresso por adição só é possível no campo material. Aqui, no conhecimento crescente das estruturas da matéria e nas correlativas invenções cada vez mais avançadas, verifica-se claramente uma continuidade do progresso rumo a um domínio sempre maior da natureza. Mas, no âmbito da consciência ética e da decisão moral, não há tal possibilidade de adição, simplesmente porque a liberdade do homem é sempre nova e deve continuamente tomar as suas decisões. Nunca aparecem simplesmente já tomadas para nós por outros – neste caso, de fato, deixaríamos de ser livres. A liberdade pressupõe que, nas decisões fundamentais, cada homem, cada geração seja um novo início.
Novo início. Será difícil encontrar uma expressão mais adequada para descrever o presente. Se cada momento é um novo início pelo fato de a liberdade estar nele implicada, o nosso é propriamente um novo início porque aquilo que era transmitido sem discussão de uma geração a outra já não existe. É um novo início, porque não podemos dar por óbvio nada do que até pouco tempo atrás era considerado claro para todos. É preciso recomeçar do princípio."

Um novo início... leia o texto, veja as dicas.

E para vc, como está acontencendo este novo início?